sábado, 12 de junho de 2010
A moda e o mundo... O mundo está na moda?
Via de regra a moda é o modo de expressão visual do homem. Pessoas são admiradas ou não pelo seu modo de vestir.
Atualmente... dizem os especialistas há um sincretismo fashion. Tudo é permitido, velado ou não, cada um faz sua própria moda. Claro que nos importamos, mas na sociedade do politicamente correto, aturamos complacentemente.
Como o crescimento do capitalismo, hoje isto é bem claro e definido, se gasta mais com roupas e acessórios do que nossos antepassados poderiam sonhar. A efemeridade da moda e o nosso desejo por ela são complacentes e indissociáveis.
Países de tradição sóbria como o Japão e China se renderam ao canto de sereia fashion ocidental.
Os países de tradição muçulmana - pouco a pouco - aderem de forma sutil, porém crescente, o modelo ditado pelo Olimpo Fashion.
O mundo da moda é glamouroso e espetacular, celebridades são cultuadas e copiadas em todos os continentes, a moda cresce em profusão assustadora, mudanças ocorrem cada vez mais rápido.
Entrementes a isto, a moda em si, só tem o valor dado o reconhecimento superficial. O homem precisa ser fashion por dentro, afinal, fashion não se traduz apenas por moda, mas a palavra agrega valores somatórios, principalmente o belo e o distintivo.
Quando o homem descobrir o belo interior, ou melhor, utopicamente (pelo menos tentar) ou não, esta beleza trará ao externo e a sociedade um bem maior. Em sua essência o homem precisa reproduzir a beleza do mundo fashion... Metafisicamente. Buscando a beleza interna, mais do que a superficial, afinal, somos todos iguais...
Um filme que relata o contexto da segunda guerra mundial, mostra bem isto, o filho de um oficial do exército de Hitler, tira suas finas roupas e entra num campo de concentração. Lá com o amiguinho judeu, veste o uniforme, o que o uniformiza com o restante, sendo confundido e sofrendo as agruras ali estabelecidas. O garoto se tornou igual, apenas pela mudança de roupa, trazendo à tona a verdade do superficial.
Partindo deste pressuposto, a verdadeira moda, ou o modo de vestir-se deve caracterizar a individuação e não o individualismo.
O mundo está se tornando fashion? ... ou não?
"Quem gosta de moda, também reflete..."
Marcadores:
individuação,
moda,
muçulmana,
sincretismo,
uniforme
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo com sua reflexão sobre essência x aparência. A sociedade em geral está mais preocupada com o "parecer " do que com o "ser".
ResponderExcluirBjos,
Estela.