sexta-feira, 8 de abril de 2011

A moda do mal


Diante do triste episódio que ocorreu na escola em Realengo no Rio de janeiro, o que dizer? O que pensar?

Entendo que o intuito do blog não é fazer análise social, porque nosso foco é moda, mas o ser humano não pode ser compartimentalizado, ele faz parte de um todo, é um ser social, e diante deste quadro é necessário falarmos um pouco desta situação triste e dolorosa.

O que faz um jovem ter esta postura tão malévola? Muitas especialistas já estão colocando suas opiniões no jornais, blogs, telejornais etc...

É a dor da solidão, a frustação de sonhos não realizados, a perda de um ente querido, nada disto justifica tamanha barbárie, é sua postura religiosa? Suas convicções? Muitos já mataram por acreditar em doutrinas, dogmas, preceitos enfim... este jovem não é o primeiro nem será o último vilão a entorpecer com dor a sociedade.

Mas o que podemos aprender com isto, primeiro que nada justifica, várias pessoas passam por tragédias pessoais, são solitárias, e não cometem o mal contra seu próximo, levam suas vidas medíocres a vista de muitos, mas com dignidade, pessoas que somam a sociedade e não a condenam por seus infortúnios.

Podemos ver também o egoísmo de quem não é feliz, e não procura a felicidade nas pequenas coisas, roubam a alegria de muitos, são os sugadores de alegrias, verdadeiros dementadores ( como na saga de Harry Porter) sugam de maneira cruel a felicidade, a alegria e o prazer do semelhante por simples maldade.

Muitos podem encontrar justificativa pra atos insanos, mas já pensou se todos agissemos assim, alguém muito especial já disse "Faça para os outros aquilo que gostaria que fizessem para você." se todos seguíssemos esta premissa o mundo seria bem melhor.

O que podemos fazer dentro de nossa esfera de atuação, é querer o bem e não o mal, ser feliz com as pequenas coisas, porque o passado já passou, o futuro é incerteza, mas o presente é o que Deus nos deu e é hoje, que possamos nos compadecer daquelas famílias enlutadas, que foram roubadas, machucadas indelevelmente, e lutarmos para formamos cidadãos conscientes e maduros intectualmente, como pais temos o dever de ensinar nossos filhos a respeitarem o próximo e saberem lidar com seus fantasmas, sem que estes venham incomodar outrem, porque pensando bem a alegria não é a ausência de problemas, de dificuldades, mas a capacidade de competir com eles.

Muitos usam artíficos estúpidos para mostrar sua indignação ao mundo, uns matam, outros roubam, outros desaparecem para fugir dos problemas, isto tudo tem um nome - covardia -.

Que a vida não é justa, todos sabemos, mas podemos torná-la um pouco melhor, amando e fazendo o bem. Que a moda do mal nunca faça parte de sua vida.



"Deus sussura para nós nos nosssos prazeres, fala na nossa consciência, mas grita na nossa dor: ela é o megafone para despertar um mundo surdo." C.S.Lewis


Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário