quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Neoclássico


O neoclássico recuperou os preceitos gregos em todas as áreas da sociedade, no final do séc.XVIII, a Revolução francesa inaugurou a Era da Razão e várias mudanças de estilo foram sentidas, os artistas neoclássicos tinham as obras clássicas da Antiguidade como insuperáveis em harmonia e beleza, deixando para trás o clássico romano achando-o obsoleto.

Na moda a mudança veio de forma avassaladora, saindo de um período de excessos (corpetes, bordados, perucas etc...) a sociedade da época buscou inspiração nos antigos gregos e suas vestimentas sóbrias, fluídas e confortavéis.

Os vestidos tipo camisola, soltos, de cintura alta (logo abaixo dos seios), com tecidos musseline e cambraia, leves e transparentes pressupondo uma figura etérea, com decotes em v ou quadrado, deixavam o colo à vista, o uso do xale foi adaptação para o clima frio da Europa.

Na década de 40 Alix Grés, estilista consagrada com Maison em Paris, inspirou-se nas esculturas gregas. Criou vestidos inteiramente com drapeados, plissados, franzidos, preferencialmente brancos, com precissão técnica e peças realmente esculturais, Madame Grés marcou a história da moda com seu estilo e inovação.

Como a moda é ciclíca, em todas as temporadas há inspiração dos clássicos gregos e do período Neoclássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário