sexta-feira, 4 de março de 2011

Massificação... Vip


A massificação sempre esteve atrelada de maneira injusta somente as classes inferiores, classe esta que com parcos recursos de informações e renda, é alvo fácil a aceitar tudo que lhe é imposto pela mídia e das influências contextuais.

A massa sendo passiva, não age com racionalidade, apenas segue a instabilidade de influências adversas, querem seguir comportamentos que lhes são impostos por um grupo de indivíduos ou por setores da sociedade que de forma adversa lhe diz o que usar e o que fazer, segue o status quo sem reflexão profunda, não permeia-se de reflexão crítica e conceitual.

Os exemplos midíaticos são os mais visíveis, as novelas ditam moda e massificam roupas, acessórios e uma infinidade de artigos, ex. pulseiras da Jade, cama da Porcina e muito mais.

Mas há também um fenômeno cultural camuflado pela posição social, a massificação vip, esta atrelada ao mundo dos ricos e famosos, pseudo celebridades... e afins.

Para distinguir-se desta massa vip e tresloucada por status, temos que observar o comportamento deste indíviduos para difereciar-nos (profissionais da moda conscientes e inteligentes) desta inculcação que nos é imposta pela exposição de informações rápidas da pós-modernidade, um passo um flash... Tweets... Post... Editoral... Foto de revista e tudo mais.

Para exemplificar a massificação vip, a bolsa Alexa da Mulberry (particulamente acho-a linda, mas questiono-me se não foi pela superexposição de tal modelo), quantas inspireds espalhadas no comércio nacional e internacional, sem falar das versões em Moletom tupiniquin vendida na rede (e em algumas marcas nacionais) por 3 dígitos (se você realmente quiser uma, e não se importa com estas questões mais filosóficas, no Bom Retiro tem por 2 dígitos, sei que a necessidade de passaporte social é importante para muitos, e já que vai comprar uma inspired, que seja um preço razoável) continuando... Também temos o exemplo do sapato com metais Valentino Studded, que toda celebridade vip ou não, artista global, blogueiras, modelos, emergentes estão usando, nas lojas nacionais já estão suas cópias quase que perfeitas, agora para massificar geral. (Aproveite e clique no link sobre cópias no Textile Industry).

Portanto, pare e pense... Reflita bem no seu visual e não se inspire somente no que dita a moda atual, esteja um passo a frente, na inovação, na produção inteligente, na compra consciente e por fim procure seu estilo e não ceda ao que lhe é imposto como autômato, valorize seu corpo, seu dinheiro e sua individuação e preste atenção na superexposição de uma peça, se realmente não gostou de primeira, não use, não compre...

A diferenciação e a busca pelo exclusivo é um caminho de descoberta, vislumbre um novo horizonte e saia do lugar comum, mesmo assim fique na moda, mas um pouquinho mais acima.

Independente de tudo se você gostou sinceramente deste modelos e de tantos outros, que queiram ou não acabam massificados, deve usá-los, mas consciente de seu gosto e de sua individualidade, se tiver condições de optar pelos originais melhor, mas que tal garimpar peças estilosas e feita por designers não tão conhecidos, creia-me tem peças muito lindas que não são tão expostas, mas que fazem qualquer pessoa admirar sua escolha, inove...




Bolsa Alexa - Mulberry





Sapato Valentino


Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário